Monday 23 May 2011

Timor-Leste e Guiné-Bissau assinam um Acordo Geral de Cooperação


Os   Ministros dos Negocios estrangeiros da Guiné-Bissau e Timor-Leste 
19 de Maio de 2011

O Ministro dos Negócios Estrangeiros, Dr. Zacarias Albano da Costa, recebeu o seu homólogo da Guiné-Bissau, Adelino Mano Queta, que se encontra em Timor-Leste, integrado na delegação daquele país para as comemorações do 9º aniversário da restauração da independência.


Durante o encontro, o Ministros Zacarias da Costa expressou a satisfação pela presença do Ministro dos Negócios Estrangeiros desse país irmão e manifestou apreço por se juntarem aos timorenses na celebração desta tão importante data.


Assinatura do acordo de cooperação Geral entre Guiné-Bissau e Timor-Leste 


Por sua vez, o Ministro Mano Queta, declarou sentir-se contente por poder participar nesta cerimónia e relembrou o continuado apoio do Governo e do povo da Guiné-Bissau à luta de resistência timorense.


Foram discutidos aspectos comuns da construção dos respectivos estados, os desafios do desenvolvimento e perspectivadas acções de cooperação que sirvam para um maior estreitamento dos laços históricos e afectivos que unem os dois países.




Parra atingir esse objectivo, após o encontro foi assinado um Acordo Geral de Cooperação que visa sete áreas nos domínios da cultura, ciência, economia, recursos naturais e cooperação política.


A concluir, o Ministro Zacarias da Costa referiu: É com muita alegria e uma grande honra poder receber em Timor-Leste independente, o Ministro dos Negócios Estrangeiros de um país irmão como é a Guiné-Bissau e que sempre nos apoiou durante o período da resistência. Os timorenses sempre contaram com o apoio da Guiné-Bissau e agora é a nossa vez de dizer que os guineenses podem contar com o apoio de Timor-Leste.”