Tuesday 9 February 2010

Ministro dos Negócios Estrangeiros sauda a nomeação de Don Norberto Amaral como bispo da Diocese de Maliana

Timor-Leste, conta, a partir de agora, com uma terceira diocese: Maliana.

Trata-se de uma nova unidade territorial resultante da divisão da diocese de Díli.

O Padre Norberto do Amaral, actual Chanceler da diocese de Díli, foi nomeado pelo Santo Padre como primeiro Bispo de Maliana.


O Ministro dos Negócios Estrangeiros Dr. Zacarias Albano da Costa acolheu com alegria esta noticia e enviou uma carta de felicitação ao novo Bispo :


" Na qualidade de Ministro dos Negócios Estrangeiros, é com imensa satisfação que tenho o privilégio de saudar Sua Excelência Reverendíssima pela recente nomeação para Bispo titular da nova Diocese de Maliana.


Este acontecimento, longamente ansiado pelos timorenses em geral, pelo Estado Timorense e pela Igreja Católica de Timor-Leste em particular, é assinalável a todos os níveis e virá redesenhar a geografia religiosa, social e diplomática deste país que na sua esmagadora maioria acredita no papel congregador da Igreja Católica e na sua capacidade de se actualizar e acompanhar a história e a realidade de Timor-Leste, cuja relevância está claramente expressa até na nossa Constituição.


A fé, a autenticidade e o respeito profundo pelo nosso povo e cultura, têm marcado o percurso de Sua Excelência Reverendíssima já desde os tempos de Sacerdote. Esta nova missão que o aguarda não é fácil porque concentra as esperanças e os anseios não só dos cristãos mas de todos os cidadãos deste novo País. Estou confiante que Sua Excelência Reverendíssima terá o apoio e o carinho de todos para o maior sucesso no exercício deste mandato sublime.


Não quero terminar sem saudar toda a Igreja timorense, os seus familiares e amigos, os cristãos de Maliana e, de um modo especial, os seus colegas Bispos de Díli e de Baucau. Tenho-os a todos na minha maior estima e consideração pessoais.


Peço a Sua Excelência Reverendíssima, meu bom amigo Dom Norberto, que aceite os protestos da minha mais elevada consideração."