Sunday 6 December 2009

Ministério dos Negócios Estrangeiros estranha e repudia o teor das declarações de S. Exa. o Embaixador da Austrália em Timor-Leste, Peter Heyward

H.E.  Dr. Zacarias Albano da Costa 
Ministro dos Negócios Estrangeiros
RDTL

Ministério dos Negócios Estrangeiros

Gabinete do Ministro  

Comunicado

A proximidade geográfica, a intensa cooperação entre Timor-Leste e a Austrália, a amizade e a partilha de valores pelos seus Povos constituem elementos estruturantes de uma sólida relação que tem sido, e continuará a ser, activamente cultivada pelo Governo de Timor-Leste. Existe, aliás, do ponto de vista económico um interesse mútuo, cremos, em estreitar a parceria existente, em benefício dos Povos Timorense e Australiano.  

Neste contexto, o Ministério dos Negócios Estrangeiros estranha e repudia o teor das declarações de S. Exa. o Embaixador da Austrália em Timor-Leste, Peter Heyward, a uma agência noticiosa estrangeira, no passado dia 28 de Novembro, pouco próprias da sua condição de Chefe de Missão Diplomática de um Estado amigo. 

As declarações sobre a honorobilidade de titulares de Órgãos de Soberania e funcionários do Estado Timorense configuram em si um comportamento infeliz e incompreensível para um experiente diplomata. Ao abrigo da Convenção de Viena sobre Relações Diplomáticas, seria desejável verificar-se maior contenção no que respeita aos assuntos internos do Estado Timorense.

As declarações proferidas pelo representante diplomático australiano são contudo contraditórias com o espírito de missão e cooperação de um elevado número de cidadãos australianos, incluindo militares, que têm exercido funções em Timor-Leste, contribuindo para a paz e para o fortalecimento das instituições do Estado, constituído há sete anos.  

O apoio dos parceiros internacionais para o desenvolvimento de Timor-Leste é especialmente apreciado se integrado no espírito da Declaração de Paris sobre Eficácia da Ajuda e dos Objectivos de Desenvolvimento do Milénio, essencial para a prossecução das prioridades nacionais definidas pelo Governo, em linha com o seu Programa aprovado pelo Parlamento Nacional. 

O Ministério dos Negócios Estrangeiros tomará as diligências apropriadas face à situação exposta, reconhecendo, contudo, que as declarações de S. Exa. o Embaixador Australiano não devem perturbar o espírito de parceria, a amizade entre os dois Povos, bem assim as excelentes relações entre o Governo de Timor-Leste e o Governo da Austrália.FIM